domingo, 7 de julho de 2013

ORQUÍDEA E SEU SIGNIFICADO


Orquídea deriva da palavra grega órkhis que significa "em forma de testículos". Esta denominação foi atribuída por Theophrastus, filósofo grego que verificou a semelhança das raízes de algumas orquídeas com testículos humanos. Por isso, na Idade Média acreditava-se que as orquídeas possuíam características afrodisíacas. Assim, os gregos acreditavam que a orquídea era um símbolo de virilidade. Na Grécia Antiga, se uma jovem se apresentava com orquídeas enfeitando a sua cabeça, isso significava que estava procurando o seu par ideal. Se o mesmo acontecia com uma mulher mais velha, na maioria das vezes isso era um sinal de ostentação, uma demonstração da sua riqueza e luxo em que vivia.

Relatos antigos descrevem crenças a respeito de propriedades medicinais e místicas das orquídeas. Para ter poder e vigor, os Astecas ingeriam uma mistura de orquídeas com chocolate. Na China, pessoas comiam as flores pois acreditavam que estas poderiam curar doenças respiratórias.

Hoje em dia a orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de orquídeas são mais comuns em mulheres. A orquídea pode ter variadíssimos significados, amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc. Cores diferentes têm significados diferentes, como podemos ver em seguida:
Orquídea Rosa ou Lilás: Flor da sedução, ideal para conquistar seu interesse amoroso;
Orquídea Vermelha: Significa desejo sexual;
Orquídea Branca: Amor puro (bastante comum nos bouquets de noivas);
Orquídea Amarela: Amor erótico;
Orquídea Negra: símbolo de poder e autoridade absoluta, um sinal de algo pertencente à elite.

(Texto da Internet - foto by Carmen C.Amaral)

Abraço de Luz!

Nenhum comentário: