segunda-feira, 22 de julho de 2013

O BRASIL ESTÁ PREPARADO PARA ACOLHER SEUS IDOSOS?



UM GRITO DE UMA FILHA SOBRE ACOLHIMENTO AOS IDOSOS E  MAL DE ALHZEIMER
De: SGiudice

Qual a sua idade?
Talvez voce não esteja ainda preocupado com a velhice, mas já tenha um pai ou uma mãe idosa...
Recentemente perdi meu pai, com 83 anos de idade, que faleceu com o Mal de Alhzeimer- uma doença terrível...
Só quem tem um parente nestas condições sabe realmente o que isto significa.
Alheio ao mundo e literalmente dependente de tudo e de todos, este Mal foi consumindo meu pai durante 10 anos.
Lógico, que paralelo a isso o mal também acabou afetando sua cuidadora- no caso minha mãe.
O desgaste foi tão grande que seu Geriatra certo dia lhe disse- Do jeito que a senhora está cansada e abalada emocionalmente , vai acabar morrendo antes dele.
Resolvemos então nos últimos dois anos colocá-lo em uma Clínica de Repouso.
Aí vem outro problema- E a coragem ??
Coquetel de emoções negativas consomem a familia.
Como fugir? Como evitar? Prá onde correr? Não tem como!
Meu irmão graças à Deus pode se responsabilizar com a maioria dos custos, que diga-se de passagem- não é para qualquer brasileiro, entretanto a "consciência" é individual e cada um de nós- filhos, esposa e netos tivemos que resolver com  o nosso "travesseiro".
Fomos julgados por alguns membros da família e amigos.
NOSSA!!! que coragem de colocar um pai em um Asilo.- aliás essa é a palavra correta- Casa de Repouso só ameniza o impacto que "soa" a mesmice!
Concordo! Precisamos de muita coragem para assumir todos os riscos- culpa, remorso, mêdo, arrependimento, dó, pena...ficaram exclusivamente por nossa conta, e tivemos que pagar a "comanda".
Pelo menos de minha parte já encontrei depois da morte de meu pai, 3 pessoas das nossas relações que agora estão passando exatamente pelo mesmo problema e vivendo na pele agora confessam:  Entendo o que voces passaram. Não estou mais aguentando sozinho cuidar de meu pai ou minha mãe, e estou sentindo que vou precisar interná-lo.
Pois é...como dizia vovó- "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"

Posso ser dura ao dizer isso, mas o Mal de Alhzeimer não mata ...definha, consome, estereliza, maltrata, judia... Meu pai até o fim não teve diabete, pressão alta, colesterol, insuficiência renal, nenhuma outra doença paralela.  Teve somente o próprio Mal que nos últimos meses tirou a sua capacidade de engolir, andar, abrir os olhos, respirar e morrer finalmente com 29 kilos. Essa doença tirou a sua dignidade. A lucidez deu lugar a rompantes incompreensíveis de esquisitices. Uma amiga enfermeira que perdeu sua mãe da mesma doença descreveu- Minha mãe se tornou um "fantasma desmemoriado".
Estas palavras me chocaram, tamanha veracidade.

No Brasil há um dado alarmante: 36, 5% das pessoas com mais de 50 anos apresentam algum tipo de incapacidade funcional ou dificuldade para realizar tarefas simples, como atravessar a rua ou subir escadas.
O Brasil- pais do futuro, não se preparou para cuidar do futuro dos idosos. Essa mudança com a expectativa de prolongamento da vida aumentou nestes ultimos anos , foi incrivelmente veloz. Estima-se que o número de casos do Alhzeimer irá dobrar ou triplicar nos próximos 20 anos.
E a população? Está preparada para lidar com isso, ou até atuar de forma preventiva?

Não há politica de "Cuidados para Idosos" e a carência de profissionais qualificados é muito grande.
As mudanças nas regras de trabalho doméstico atingiu drasticamente as famílias que contratam Cuidadores.
Se a noite estes profissionais já tinham um salário mais alto, agora sobre esses valôres vão incidir horas extras e adicional noturno.
Sobrou para os idosos que ficarão sem acompanhantes...
Restou para os parentes que mal sobrevivem com o próprio salário.

Agora, eu pergunto: E voce? Teria condições de abandonar seu emprego para cuidar de um pai ou uma mãe idosa (o) ? Ou ainda condições financeiras para pagar serviços profissionais?

Diante de tanta sujeira que assola nosso país, de tanta corrupção e descaso em tantas áreas de atendimento como a Saúde, o Transporte, a Educação não seria esse mais um caso de reivindicação?
A formação de uma Comissão que apresente idéias e sugestão como: isenção de alguns impostos? Abatimento nos IR?
Afinal, se não corrermos atrás de nossos direitos, amanhã poderá  nos restar apenas uma bengala para nos apoiar...



Que Deus nos dê a Luz necessária para encontrarmos o caminho para enfim podermos acolher com  os cuidados necessários nossos pais (e se necessário nós mesmos) é o mínimo que eles merecem (merecemos) depois de uma longa caminhada...
Abraço de Luz!

Nenhum comentário: