quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A INVEJA COM O FACEBOOK ESTÁ FAZENDO VOCÊ INFELIZ?



Por Belinda Goldsmith | Reuters

LONDRES, 22 Jan (Reuters) - Testemunhar as férias, a vida amorosa e o sucesso profissional dos amigos no Facebook pode provocar inveja e causar sentimentos de infelicidade e solidão, segundo pesquisadores alemães.
Um estudo realizado em conjunto por duas universidades alemãs encontrou uma inveja desenfreada no Facebook, a maior rede social do mundo, que agora tem mais de 1 bilhão de usuários e produziu uma plataforma inédita para comparações sociais.
Os pesquisadores descobriram que uma em cada três pessoas sentiu-se pior e mais insatisfeita com a própria vida depois de visitar o site, enquanto pessoas que passearam por lá sem contribuir foram as mais afetadas.

"Ficamos surpresos ao ver quantas pessoas têm uma experiência negativa do Facebook, com a inveja fazendo-as se sentirem sozinhas, frustradas ou com raiva", disse à Reuters a pesquisadora Hanna Krasnova, do Instituto de Sistemas da Informação na Universidade Humboldt de Berlim.

Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt descobriram que fotografias de férias eram a maior causa de ressentimento, com mais de metade dos incidentes de inveja provocados por imagens de viagens no Facebook.
A interação social foi a segunda causa mais comum de inveja, com os usuários podendo comparar quantas felicitações de aniversário receberam em relação a amigos no Facebook e quantos "curtir" ou comentários foram feitos em fotos ou posts.

Eles descobriram que pessoas com trinta e poucos anos eram mais propensas a invejar a felicidade familiar, enquanto as mulheres eram mais propensas a invejar a atratividade física. Esses sentimentos de inveja fizeram alguns usuários se gabarem mais sobre suas conquistas no site administrado pela Facebook Inc. para aparecerem sob uma luz melhor.
Os homens postavam mais conteúdo autopromocional no Facebook para fazer com que as pessoas soubessem sobre suas realizações, enquanto as mulheres destacavam sua boa aparência e vida social.

Os pesquisadores basearam suas descobertas em dois estudos envolvendo 600 pessoas, e os resultados devem ser apresentados em uma conferência sobre sistemas de informação na Alemanha, em fevereiro.
Os pesquisadores disseram que os entrevistados em ambos os estudos eram alemães, mas esperavam que os resultados fossem os mesmos internacionalmente, já que a inveja é um sentimento universal e possivelmente impacta o uso do Facebook.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Como eu vejo o  Facebook? Como uma maneira muito rápida de contatar meus amigos e familiares . O facebook também me trouxe amizades que já estavam “perdidas no tempo”, e que me proporcionaram a intensa alegria do reencontro.
Confesso que acho estranho (mas respeito) as pessoas  que necessitam jogar ao mundo (sim porque tudo que escrevemos ali vai para o mundo) seus momentos de “piripaques”, uns expõem seus sentimentos mais íntimos, outros só faltam escrever que estão indo ao banheiro fazer cocô.... mas, no meio de tudo tem sim, informações úteis, mensagens otimistas e também engraçadas, que vale o momento de boas risadas.
Gosto dos álbuns de fotos, eu tenho várias fotos que compartilho inclusive com meus familiares, fotos da infância que eles nem imaginavam que eu tinha... e que passa ser divertido e muito apreciável rever tantos momentos bons e inesquecíveis.
Por ali também acompanho o crescimento de filhos dos meus amigos e primos, lógico que não se compara se fosse ao vivo, mas é melhor acompanhar no virtual do que não acompanhar nada...
Gosto de escrever, comentar, curtir e compartilhar boas postagens, fotos e principalmente a página do meu filho e da minha nora e também do meu gato Robin Williams... este que eu não faço questão de explicar...

Sobre frustração de férias, vida amorosa e sucesso profissional alheias, confesso que não me atinge, vivo como sempre sonhei viver, e não tenho vontade nenhuma de ficar viajando mundo afora, muito pelo contrário, aqui onde estou é o meu paraíso (chega de andar de malas)...Vida amorosa a minha não se compara a ninguém tanto quanto ao  sucesso profissional, onde estou em outra escala de vida, com uma visão completamente diferente de tudo e de todos...(o que também não faço questão de explicar)
Entro todos os dias e não toda hora no facebook, consigo ficar sem...confesso que só não consigo ficar sem os meus emails, meus blogs e... sem o Google!

Ah! Nada de inveja alheia, seja ela a cor que for ! (tem gente que coloca cor na inveja)... Estou, sou, e fico bem, com ou sem facebook,  talvez porque minha vida é um livro aberto... um openbook!



Bem... se você não "curtiu" o artigo de Belinda Goldsmith, nem a minha opinião a respeito, acredite, eu não ficarei chateada...
Mas e você, como está em relação ao Facebook?

Abraço de Luz!


  








Nenhum comentário: