sexta-feira, 14 de março de 2014

EDUCAR? COMO ASSIM?!



Dizem que filhos não vem com Manual de Instrução, mas temos muito mais que o manual, temos a nossa vivência e experiência.
O segrêdo: Qual foi o tratamento, a educação que recebemos quando criança?
Foi positivo? Vale repetir? – Acrescente!
Foi negativo? Horrível só de pensar? – Anula!
O parâmetro na verdade é nossa própria educação, é o que herdamos. E não venha com essa que “os tempos mudaram”... Sim! Tudo hoje não é igual o ontem, assim como não será no amanhã. MAS, no que tange à EDUCAÇÃO, ao AMOR, SIM! PERMANECE... de geração à geração.

Pra começar, algo que os pais tem dificuldade de praticar nos dias de hoje: o “NÃO”. Ensine teu filho a escutar o “Não”, e só diga o “Não”, quando você realmente ter certeza disso, ou você perderá sua credibilidade, acredite, isso não será positivo pra você. E não é simplesmente dizer “Não” e acabou. É explicar o porquê, e às vezes (eu disse às vezes) será necessário (re)negociar e isso não significa voltar atrás, mas sim entrar num consenso. Isso vale para todas as idades... até para os bebês! Acredita?!

Mas e quando numa teimosia “crônica” nos dá aquela vontade de “esganar” aquela criatura que temos tanto amor? Já teve essa vontade? Se já, não se culpe! Você é tão humana quanto seus filhos (acredite, eles também sentem o mesmo)... Mas (sempre o mas) ainda bem que vontade é coisa que dá e passa... e se não passar de imediato, vai aí uma dica:
- Pés no chão e RESPIRE! E em seguida coloque-se no lugar do teu filho (mas isso tem que ser muito rápido). Quase tudo vale, menos agressão e acabar com a autoestima de ambos, eu disse de ambos...

Ah! É bom lembrar: Nunca deixe você em segundo plano. Você primeiro, depois seu filho. Isso mesmo. Se você está plena, harmoniosa, feliz com aquele sapato que comprou, não significa que você deixou de comprar sapatos para seu filho, mas sim que ele pode esperar... (tai uma lição de paciência).
E só podemos fazer nossos filhos felizes se estivermos felizes, só podemos dar o que temos lembra?

E por quase último: Seja muito amiga do seu filho, mas não deixe em nenhum momento de ser a mãe dele... ele precisa disso. Afinal, amigos ele terá muitos... mas Mãe, só UMA.

EM TEMPO: Papai, pode chegar... esse papo também é teu!

(Carmen C.do Amaral – Abraço de Luz! – Pedagoga, Psicoterapeuta e Mãe)

VÍDEO: COMO NOSSOS PAIS (Com Maria Rita)
https://www.youtube.com/watch?v=Fvi_UN3E_Co






Nenhum comentário: