sexta-feira, 11 de julho de 2008

ॐ QUADRO PARA ABENÇOAR A CASA

" Madona Sistina" de Rafael/ Galeria de Dresden

As imagens ou pinturas de Nossa Senhora, também conhecidas por Madonas ("minha senhora", em italiano),podem irradiar uma grande força curativa. Independentemente da crença religiosa, terapeutas indicam a contemplação dessas obras para a harmonização das aflições e dos conflitos.
Os quadros da Virgem, feitos em uma época chamada Renascimento (séculos 14,15 e 16),talvez sejam os mais especiais. O pintor Rafael (1483-1520) tinha o dom de captar e ancorar na terra a presença divina de Maria.


" Este quadro é símbolo da eterna espiritualidade das pessoas, que certamente chegam à Terra vindas de mais além", disse o educador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925)

Esta Madona está em movimento, caminha, leva para o mundo o Menino Deus (ou a Força do Bem), como se quisesse entregá-lo para todos nós.
Uma pessoa conhecida, que viu este quadro na Alemanha, o descreve:
"Ao nos aproximarmos lentamente, a experiência é avassaladora, pois sentimos que a figura central vem até nos, como uma revelação..."

O manto dela é azul como o céu infinito.
A vestimenta é vermelha, simbolizando a Terra.
Ela é, ao mesmo tempo, Céu e Terra, Inspiração e Ação.

No quadro, um casal abre o caminho. O homem (São Sisto II, que pacificou terríveis conflitos) tem uma das mãos sobre o peito e a outra apontada para nós. Talvez nos aponte o caminho do entendimento, do coração...
A mulher (Santa Bárbara, que cuidava dos pobres e aflitos) se interioriza, talvez ouvindo a intuição.
Ele representa a boa vontade e a paz, e ela, o amor e o cuidado, boas formas de acolher o Menino Deus em nossa vida.

A Madona atravessa uma cortina entre dois mundos, do espiritual para o físico. Atrás, alguns rostos miúdos, etéreos. À frente, dois anjinhos (ou a inocência infantil) a esperam para guiá-la pelo mundo.

Assim, este quadro não mostra apenas a Madona, mas contém ensinamentos para a vida. Sabemos que nossa alma pode ser beneficiada se meditarmos sobre uma oração ou um verso. O mesmo pode acontecer ao contemplarmos um quadro ou uma estátua que criem no ambiente uma atmosfera de elevação. Por volta de 1911, Rudolf Steiner sugeriu a um médico alemão que as Madonas de Rafael fossem contempladas como uma forma de tratamento da alma.
(Texto Carlos Solano)


Fiz uma cópia da ilustração, escolhi uma moldura dourada para lembrar a luz espiritual. O quadro está na entrada da minha casa, na sala.
Estou me conectando ao bem e ao belo e elevando as vibrações do ambiente.

ABRAÇO DE LUZ!







Nenhum comentário: